Prefeitura de Mauá lança ação para incentivar adoção de animais na cidade

Por Portal Opinião Pública 12/01/2023 - 09:49 hs
Foto: Evandro Oliveira-PMM / Divulgação
Prefeitura de Mauá lança ação para incentivar adoção de animais na cidade
Centro de Proteção Animal de Mauá oferece diversos serviços aos tutores de pets da cidade

A Prefeitura de Mauá lançou, no último sábado (7), a ação “Plantão Me Leva Para Casa”, que permitirá aos munícipes da cidade adotarem cães e gatos durante visitas ao Centro de Proteção Animal Adoções, que ficará aberto todos os sábados para que interessados possam conhecer seu novo pet. A iniciativa tem por meta estimular e promover a adoção responsável na cidade.

Segundo a administração municipal, todos os animais disponíveis para adoção são saudáveis e recebem acompanhamento de veterinários da Secretaria de Meio Ambiente. Atualmente, os pets que estão à espera de um novo lar estão abrigados no Centro de Proteção Animal Adoção, localizado na Rua das Camélias, 248, Sertãozinho.

Ainda de acordo com a gestão municipal, o programa “Plantão Me Leva Para Casa” é mais uma das várias ações desenvolvidas até o momento em relação a causa animal, que tem recebido atenção especial nos últimos meses, com o lançamento de novas iniciativas (leia mais abaixo).

O telefone para mais informações sobre as campanhas de adoção em Mauá é o 4544-1240. 

Microchipagem em pets 

No final de 2022, a Prefeitura de Mauá já havia lançado na cidade o serviço de microchipagem gratuita em cães e gatos. O dispositivo conta com informações como os nomes do animal e do tutor, espécie, sexo, cor, idade e raça e devem ajudar na identificação do pet em caso de perda ou abandono.

De acordo com a administração municipal, o processo de colocação do microchip é simples e praticamente indolor. O dispositivo é inserido debaixo da pele, normalmente próximo ao pescoço do animal, por meio de seringa. A expectativa é que sejam realizadas mais de 4.800 microchipagens por ano no município.

“Antes de ser prefeito, ficava muito incomodado ao passar aqui em frente e ver as pessoas aguardando atendimento na calçada, em um espaço muito pequeno e precário. Assumi a Prefeitura com o compromisso de mudar aquela realidade. E, todos os dias, mostramos nosso trabalho. Primeiro ampliando o espaço e agora oferecendo mais serviços, que garantem mais dignidade no atendimento aos amiguinhos pets e mais segurança e tranquilidade aos seus tutores”, disse o prefeito Marcelo Oliveira (PT), durante o ato de lançamento, ocorrido em 22 de dezembro.

Os tutores de pets que moram no município já podem se cadastrar para que o microchip seja implantado em seu animal de estimação. A solicitação precisa ser feita presencialmente no Centro de Proteção Animal. O responsável precisa levar os originais de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência e aguardar a convocação para levar o pet. Sazonalmente são realizados procedimentos com o Castramóvel. 

Fila de espera por castrações diminui 80%, segundo gestão 

Outro ponto de destaque no trabalho pelo bem-estar animal em Mauá é a realização de castrações em cães e gatos da cidade. De acordo com dados da administração municipal, consolidados no final de 2022, a fila de espera pelo procedimento diminuiu em 80% no município. Atualmente, cerca de 200 animais esperam pelo procedimento, número bastante inferior comparado a 2021, quando havia em torno de mil pets na fila, sendo que alguns deles esperavam desde 2018.

Segundo a Prefeitura, esse número foi alcançado devido a melhora na oferta deste serviço no Centro de Proteção Animal, que no ano passado passou por uma reforma e ampliação, e também através dos mutirões promovidos com a utilização do Castramóvel. Agora, a expectativa da atual gestão é de zerar a fila de espera no primeiro semestre de 2023.

O munícipe interessado em realizar a castração de seus animais deve se dirigir ao Centro de Proteção Animal para cadastrar os pets, levando os originais e cópias de documentos como RG e CPF, além do comprovante de residência e aguardar o contato sobre o agendamento. O endereço é Rua Almirante Tamandaré, 191, Vila Bocaina. Quem fez a solicitação até dezembro de 2020, mas ainda não foi chamado, deve entrar em contato com o serviço para atualização dos dados para que o procedimento seja realizado.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Centro de Proteção Animal pelo telefone (11) 4512-7489.